Lendas do Game - VI

Tag: Por: Lucho Cláudio


Van der Sar
Nome: Edwin van der Sar
Apelido: "Holandês voador"
Nascido dia: 29/10/1970
Altura: 1,97 m
Peso: 84 kg
Posição: Goleiro

Referência mundial na posição e sempre com exibições de alta qualidade tanto no real quando no virtual, Edwin van der Sar, definitivamente, não é um daqueles jogadores que conquistam/conquistaram fãs apenas pelos milagres que praticam/praticavam em alguma versão de Pro Evolution Soccer, FIFA ou similares. Lógico que algumas das pessoas que hoje têm o holandês como ídolo acabaram "descobrindo" o goleiro por meio de games de futebol, mas a maioria dos seus admiradores se formaram nos últimos quinze anos, tempo em que ele se mantém entre os goleiros TOP da Europa, sempre com apresentações de altíssimo nível e atuações decisivas.


HOLANDÊS VOADOR
Van der Sar figura entre os melhores arqueiros da história dos games futebolísticos. Sua estatura acima da média aliada aos altos valores de habilidades defensivas que lhe eram merecidamente atribuídos faziam com que ele, desde a "Era PS1", fosse um dos goleiros mais populares entre os players.
Em sua trajetória, Edwin guarneceu a meta de times repletos de craques, começando no inventivo Ajax de Van Gaal, presente nos pirateados jogos de futebol do Super Nintendo (Campeonato Brasileiro, Ronaldinho Soccer, etc.), passando pela ofensiva Holanda do final dos anos 90 e a forte Juve do início dos anos 2000, até chegar no competitivo Manchester United de Sir Alex Ferguson, onde aos 39 anos e com alguns valores diminuídos nas suas habilidades, ele ainda consegue ser uma das peças-chave nas versões mais recentes de futebol virtual.


LONGEVIDADE E EXIBIÇÕES DE ALTO NÍVEL
O menino Edwin iniciou sua trajetória em um clube amador de sua cidade natal, o Foreholte, e logo após, seguiu para o VV Noordwijk. De lá, transferiu-se para as categorias de base do Ajax, aperfeiçoando-se na afamada escola escola De Toekomst (O Futuro), onde o clube holandês forma seus atletas. No ano de 1990, ele subiu para os profissionais, e um ano depois já receberia a primeira chance no time principal, de onde só sairia oito anos depois com muitos títulos e prêmio individuais, inclusive o de Melhor Goleiro da Europa de 1995.
Buscando vôos mais altos, van der Sar desembarcou na Itália, na temporada 1999/2000, para defender a meta da Juventus, mas se no papel o time repleto de craques era fortíssimo, na prática nenhum grande triunfo foi alcançado, e por duas vezes consecutivas o clube de Turim terminou o campeonato nacional como segundo colocado - em uma oportunidade, o título foi perdido para a Lazio na última rodada. Na temporada seguinte, van der Sar já não contava com tanta simpatia entre os torcedores e dirigentes e foi substituído por Buffon. Sentindo-se traído, ele seguiu para uma aventura em solo inglês.
Na Inglaterra, Edwin foi titular na meta do Fulham de 2001 à 2005 e voltou a viver seus melhores dias. Defendendo pênaltis com frequência e tendo atuações de destaque em várias partidas do Campeonato Inglês, acabou chamando a atenção do técnico Alex Ferguson, do Manchester, que enxergou no holandês a possibilidade de finalmente encerrar a busca pelo substituto de Peter Schmeichel, que havia marcado época no clube inglês. Van der Sar foi contratado e rapidamente já incorporou o espírito dos red devils, assumindo com naturalidade a vaga de titular e tendo atuações à altura do antigo ídolo dinamarquês - hoje em dia, o clube procura um substituto é para a lenda holandesa.
Defendendo a meta de um dos maiores e mais vitoriosos clubes do mundo, van der Sar quebrou uma série de recordes, foi fundamental na conquista de inúmeros troféus e, principalmente, voltou a ser o excepcional goleiro que o mundo conheceu anos antes e que talvez estivesse caindo no esquecimento.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails